2021
DOI: 10.51283/rc.v25i2.13134
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Fórum Internacional De Pedagogia Do Esporte

Abstract: É com alegria que anunciamos o Fórum Internacional de Pedagogia do Esporte. O momento é oportuno para reflexões, discussões e propostas visando melhor compreender, vivenciar, praticar, treinar e, enfim, conviver com um dos principais fenômenos socioculturais do século XXI, o esporte. Diante dos avanços da Pedagogia do Esporte, é de fundamental importância para os treinadores e professores acessar novos estudos e pesquisas realizados no Brasil e no exterior. É certo que o mundo enfrenta enormes desafios diante … Show more

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“…Nessa perspectiva, o modelo híbrido apresentado é uma alternativa de ruptura com o modelo de ensino tradicional que reduz o esporte à repetição de gestos motores isolados de seus sentidos e significados. Contrariando a metodologia tradicional, há possibilidades de abordagens que melhor se enquadram no contexto do que se espera do ensino do esporte na escola, cumprindo um dos objetivos da Educação Física escolar no sentido de relacionar práticas corporais, como esporte, contextualizando-as aos saberes produzidos social e historicamente, possibilitando aos alunos se apropriarem dessas práticas à medida que as incorporam em suas vidas (Reverdito & Scaglia, 2009).…”
Section: Discussão E Considerações Finaisunclassified
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“…Nessa perspectiva, o modelo híbrido apresentado é uma alternativa de ruptura com o modelo de ensino tradicional que reduz o esporte à repetição de gestos motores isolados de seus sentidos e significados. Contrariando a metodologia tradicional, há possibilidades de abordagens que melhor se enquadram no contexto do que se espera do ensino do esporte na escola, cumprindo um dos objetivos da Educação Física escolar no sentido de relacionar práticas corporais, como esporte, contextualizando-as aos saberes produzidos social e historicamente, possibilitando aos alunos se apropriarem dessas práticas à medida que as incorporam em suas vidas (Reverdito & Scaglia, 2009).…”
Section: Discussão E Considerações Finaisunclassified
“…Por isso, entendemos que a ação pedagógica no ensino do esporte na escola deve ser ampliada para além do fazer mecanizado, oportunizando compreender, incorporar e aprender atitudes, habilidades e conhecimentos que permitam o domínio sobre os valores e padrões da cultura esportiva (Marques, Almeida & Gutierrez, 2007;Reverdito & Scaglia, 2009).…”
Section: Introductionunclassified
“…A EF na escola que defendemos intervém mais no sentido de desenvolver conhecimentos advindos das interações entre o sujeito e o mundo que o rodeia, do que no sentido de transmitir certezas. A disciplina de EF é a disciplina que, na escola, responsabiliza-se pela aprendizagem e consolidação de conteúdos relacionados às práticas corporais e o favorecimento da apropriação dos patrimônios culturais produzidos pela humanidade (REVERDITO;SCAGLIA, 2009).…”
Section: Desenvolvimentounclassified
“…Uma das principais finalidades da disciplina de EF é conhecer o que já foi produzido pelo homem sobre o conhecimento relacionado às suas práticas corporais, contextualizar para compreender o meio sociocultural no qual o conhecimento foi produzido e facilitar um ambiente no qual os alunos possam ressignificar o conhecimento, apropriando-se dele à medida que forem incorporando em suas vidas, o que lhes permite ampliar o conhecimento relativo às práticas corporais sistematizadas, possibilitando uma apropriação crítica que os capacite para a resolução de problemas de corpo inteiro (REVERDITO;SCAGLIA, 2009).…”
Section: Desenvolvimentounclassified
“…Ensinar esporte envolve os processos de organização e sistematização dos conteúdos, bem como sua aplicação e avaliação (REVERDITO; SCAGLIA; PAES, 2009). Tais procedimentos não são tarefas simples, uma vez que são influenciados diretamente pelos diferentes referenciais que compõe a base teórica do professor e demandam deste a todo momento tomadas de decisão dentre diversas possibilidades de abordagens, modelos, atividades, instruções, e muitos outros aspectos presentes em sua prática pedagógica.…”
Section: Introductionunclassified